Escolher o quadro ideal parece algo simples, porém não é tão simples assim. Todos os ajustes de sua bike são limitados pelos tamanhos e angulações dos tubos que o quadro de uma bicicleta é constituído; o tipo de canote, altura de suspensão, tamanho da mesa, tudo vai depender da geometria do seu quadro.
Como o objetivo deste texto é ser o mais simples e direto possível na ajuda da escolha do quadro ideal vamos dar dicas e ensinar alguns macetes, mas na dúvida consulte um especialista para poder acertar o tamanho ideal de seu quadro.
GRANDES ERROS:
Um erro comum é se basear apenas na ALTURA do ciclista para escolher o tamanho do quadro, pois é comum se ter discrepâncias entre o tamanho do tronco, cavalo e braços do ciclista, o que leva a escolher tamanho de quadro errado. Por exemplo, um ciclista com cavalo de 92cm pode ter o tronco por volta de 62 cm, pela altura final poderia pegar um quadro XL, mas possivelmente o L ficará muito bem ajustado.
Um erro comum é se basear apenas na ALTURA do ciclista para escolher o tamanho do quadro, pois é comum se ter discrepâncias entre o tamanho do tronco, cavalo e braços do ciclista, o que leva a escolher tamanho de quadro errado. Por exemplo, um ciclista com cavalo de 92cm pode ter o tronco por volta de 62 cm, pela altura final poderia pegar um quadro XL, mas possivelmente o L ficará muito bem ajustado.
Outro erro comum é escolher o tamanho do quadro baseando-se no tamanho do seat tube. O seat tube influencia na altura do selim, porém isso pode ser ajustado com canote mais longo, pois existe no mercado canotes superiores a 400mm de cumprimento. Já o ajuste do comprimento da bicicleta, que só pode ser ajustado com tamanho do top tube, mesa e guidão, possui poucas possibilidades de correção, podendo facilmente ser o motivo da necessidade de uma troca de quadro.
Por fim outro erro é se basear no tamanho de nomenclatura do fabricante. Muitas marcas variam a geometria de uma bike dependendo do modelo e do ano de fabricação, com isso nem sempre uma bike nomeada de 17`` terá a mesma geometria de outra 17`` de outra marca, modelo ou ano. SEMPRE CONSULTE A GEOMETRIA DA BIKE PARA SABER AS DIFERENÇAS.
Por fim outro erro é se basear no tamanho de nomenclatura do fabricante. Muitas marcas variam a geometria de uma bike dependendo do modelo e do ano de fabricação, com isso nem sempre uma bike nomeada de 17`` terá a mesma geometria de outra 17`` de outra marca, modelo ou ano. SEMPRE CONSULTE A GEOMETRIA DA BIKE PARA SABER AS DIFERENÇAS.
QUAIS MEDIDAS SÃO IMPORTANTES PARA ESCOLHER O QUADRO IDEAL?
A escolha do quadro depende do tamanho de seu CAVALO, TRONCO, BRAÇOS, PÉS e da RELAÇÃO ENTRE CAVALO, TRONCO E BRAÇOS.
A escolha do quadro depende do tamanho de seu CAVALO, TRONCO, BRAÇOS, PÉS e da RELAÇÃO ENTRE CAVALO, TRONCO E BRAÇOS.
COMO SÃO FEITAS ESSAS MEDIDAS?
CAVALO: é uma medida simples, se possível com a ajuda de alguém, encoste na parede e utilize um livro ou um esquadro que permite colocar entre as pernas do ponto mais elevado do livro, ou esquadro até o chão (ver figura). A MEDIDA DEVE SER FEITA DESCAÇO E COM UMA RÉGUA RETA, caso contrário poderá trazer informações erradas
TRONCO: aproveitando o livro, ou esquadro que está entre suas pernas, medir a distância entre a parte superior do livro ou esquadro, até a parte mais elevada do osso esterno (para encontrar esse ponto basta apalpar a parte anterior das costelas até encontrar uma cavidade antes de chegar no pescoço (VER FIGURA). Sugiro que segure uma caneta como se fosse o guidão da bike para poder determinar exatamente onde é o centro da mão.
BRAÇOS: deve se manter as mãos fechadas, cotovelos estendidos e ombro elevado, e tirar a medida do acrômio, osso logo ao lado da clavícula, e ir até o meio dos dedos fechados como se tivesse segurando algo na mão (ver figura).
PÉS: talvez a medida mais simples de todas, basta medir o tamanho do seu pé de ponta a ponta.
TODAS AS MEDIDAS DEVEM SER EXPRESSAS EM CENTÍMETRO (CM).
CÁLCULOS:
DEFININDO O TAMANHO DO TOP TUBE: Esse é o tamanho mais importante do quadro.
DEFININDO O TAMANHO DO TOP TUBE: Esse é o tamanho mais importante do quadro.
Top Tube MTB = (braços + tronco) x 0,3 + 19,5* |
Top Tube SPEED = (braço + tronco) x 0,5 + 5* |
FONTE: medidas e ajustes baseados em centenas de bike fits realizados durante nossa atividade profissional.
*As medidas podem variar um pouco em virtude da angulação entre o seat tube e top tube e também da angulação entre o head tube e top tube.
DEFININDO TAMANHO DE SEAT TUBE: O tamanho do seat tube vai depender da altura do selim sendo que um cálculo aproximado para definir altura de selim é o seguinte:
Altura de Selim Mínima = cavalo + pé x 0,1* |
Altura de Selim Máxima = (cavalo x 1,2) + pé x 0,1* |
FONTE: medidas e ajustes baseados em centenas de bike fits realizados durante nossa atividade profissional.
Existe uma grande variação da altura de selim, em alguns casos ficando fora do calculo da fórmula devido uma grande variação na técnica de pedalada e o ângulo de maior capacidade de força de cada ciclista, e isso só pode ser descoberto consultando um especialista em bike fit com conhecimentos aprofundados em biomecânica do ciclismo, nem sempre o bike fit realizaro em lojas de bike são a melhor opção.
Com o valor da altura do selim definido, basta verificar o tamanho de canote e tamanho do seat tube que será utilizado. Como já informamos anteriormente, o seat tube é facilmente ajustado alterando a altura do canote.
Com o valor da altura do selim definido, basta verificar o tamanho de canote e tamanho do seat tube que será utilizado. Como já informamos anteriormente, o seat tube é facilmente ajustado alterando a altura do canote.
TAMANHO DO HEAD TUBE:
Uma medida complicada de definir e pouco comentada é o tamanho do head tube. Essa medida depende da relação que existe entre o cavalo e o tronco; quanto maior é a diferença entre um e outro, maior a necessidade de um head tube mais longo. Esse ponto pode ser importante quando se tem a dúvida entre um tamanho e outro próximo.
Uma medida complicada de definir e pouco comentada é o tamanho do head tube. Essa medida depende da relação que existe entre o cavalo e o tronco; quanto maior é a diferença entre um e outro, maior a necessidade de um head tube mais longo. Esse ponto pode ser importante quando se tem a dúvida entre um tamanho e outro próximo.
ANGULO ENTRE TOP TUBE E HEAD TUBE:
Esse ângulo também não é simples de ser definido, pois depende muito da técnica de pedalada e da posição do taco. Mas ele pode ser facilmente corrigido com a utilização de canote de selim, seatback ou in-line, avançando ou retrocedendo o selim.
Esse ângulo também não é simples de ser definido, pois depende muito da técnica de pedalada e da posição do taco. Mas ele pode ser facilmente corrigido com a utilização de canote de selim, seatback ou in-line, avançando ou retrocedendo o selim.
Texto escrito por Thiago Faria
fonte: http://www.treinebr.com
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