Pela 3ª vez consecutiva, cidade recebe a caravana de ciclistas numa das etapas mais duras do campeonato
A cidade de Ribeirão Bonito-SP, região central do Estado, recebe no próximo dia 09 de Outubro, a caravana da Copa São Paulo de Ciclismo, o maior campeonato por etapas de ciclismo olímpico do país atualmente, para a disputa da 12ª Etapa da Copa, que será disputada nas ruas centrais da cidade, com concentração da prova (largada e chegada) na Rua São Paulo, ao lado da Igreja Matriz, como nos anos anteriores. Essa será a terceira vez consecutiva que o município recebe a prova, que é referência nessa modalidade no Estado e conta com a participação de equipes de todas as regiões do estado de São Paulo e também do triângulo mineiro. O circuito de Ribeirão Bonito é um dos mais “travados” e difíceis de toda a temporada da Copa São Paulo, o que torna a prova em todas as categorias, bastante seletiva, sendo um verdadeiro teste de força e resistência para os ciclistas. Ao todo, serão disputadas 12 categorias oficiais, divididas em 4 baterias, que vão desde os Infantis (ciclistas de até 13 anos de idade) até os Masters-B, para ciclistas acima de 60 anos de idade. As categorias mais concorridas e que prometem as maiores disputas são a Elite-A ou Principal (para ciclistas de 18 anos acima e nível técnico exigido), Elite-B, para ciclistas de 19 a 29 anos e Sênior-A, categoria para ciclistas de 30 a 39 anos. A 1ª Bateria terá largada às 08h30, conforme Folder de divulgação, devido ao circuito ser em metragem mais curta que o convencional, e para a melhor disposição das categorias em cada bateria.
Para os diretores da Copa São Paulo de Ciclismo – CSPC, Prof. Alessandro Giannini e Wéder Teixeira, comissários e árbitros da Federação Paulista de Ciclismo, a etapa de Ribeirão Bonito sempre é muito aguardada entre as equipes e proporciona emocionantes disputas, onde os atletas que possuem características para provas de subida e resistência costumam se sobressair. “É uma das etapas mais duras da temporada, a subida da Rua São Paulo a cada volta vai minando a força e a resistência dos atletas, onde geralmente as fugas acontecem, mas não deixa de ter categorias que a vitória é definida somente no sprint final”, comentam os diretores, que elogiam e ressaltam a receptividade que têm na cidade e o excelente trabalho realizado pelo diretor de esportes, Mariano Monteiro do Amaral e pelo Prefeito Paulo Gobato Veiga, que proporcionam uma diversidade esportiva no município, recebendo a competição pelo terceiro ano consecutivo. “Ribeirão Bonito já é uma cidade tradicional na Copa São Paulo de Ciclismo, está realizada numa região central e trata-se de uma cidade acolhedora e muito agradável, onde a presença do público sempre é um destaque a parte, e conta com nossa preferência e também a dos atletas, por ser uma etapa diferenciada, sendo realizada dentro das ruas centrais da cidade e dando um toque especial à prova”, finalizam.
Dentre os destaques da atual temporada, e que estarão presentes na etapa de Ribeirão Bonito, na categoria Elite-A (ou Principal), José Reginaldo Cardoso, o popular “Batateiro”, da equipe Associação Rio Preto de Ciclismo/SMEL/ GM Reis, que é o atual bicampeão da CSPC e também o líder da temporada 2011. “Batateiro” que já representou a seleção brasileira em provas pela Europa, Jogos Panamericanos, campeonatos sulamericanos, sendo detentor de mais de 20 títulos paulista na carreira e também títulos brasileiros, além de Jogos Abertos. Na Categoria Sênior-A, Wilson Bernardo Ferreira, da equipe mineira de Uberaba (Cycling Team Açaí & Cia/ Lelin Bikes/ W2 Sports/ Giant) é o líder até o momento; Adriano Penacchi Cheregatti, da equipe SMEL/Unimed/Boi Gordo/ Triex, de Sertãozinho, lidera na categoria Elite-B e entre os Masters, Paulo Humberto Graciano da equipe S.E.M.E./ Grupo O Liberal de Comunicação, de Santa Bárbara D`Oeste, é o líder entre os Masters-A e Donato Jerônimo Machado, da equipe de Sertãozinho, lidera entre os Masters-B. Já entre os mais jovens, na categoria Infantil Masculino, Ruan Santana Guillen, ciclista avulso da cidade de São Simão, é o líder de sua categoria. Todos os líderes de cada uma das 12 categorias oficiais da CSPC competem com a camisa quadriculada vermelha e branca, que os identificam como os líderes em cada categoria.
Na 11ª Etapa da Copa realizada no dia 25 de Setembro na cidade de Rifaina-SP, uma prova de estrada, na categoria Elite-A (Principal), a vitória ficou com Bruno Dornelles, da equipe SME/ São Francisco Saúde/ KHS, de Ribeirão Preto, numa prova de 80 Km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário