segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Mundial sem Carro incentiva motoristas a utilizarem bicicletas




Manaus - O Dia Mundial sem Carro vai ser comemorado no dia 22 de setembro e a Prefeitura de Manaus planeja que os habitantes da cidade troquem os carros pelas bicicletas como meio de transporte nessa data. Na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto, a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej),  lançou o tema oficial do evento: “Um dia sem carros, um dia a mais”.
A iniciativa de adotar este conceito sustentável na cidade partiu do Grupo Pedala Manaus e em parceria com a prefeitura busca mais visibilidade para a prática do ciclismo. O projeto do Dia Mundial Sem Carro já acontece em seis capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza
Segundo o secretário municipal de desporto e lazer, Fabrício Lima, a expectativa é que, pelo menos, 400 pessoas façam parte do evento. Ele disse acreditar que movimento visa abrir uma discussão de se utilizar a bicicleta como transporte alternativo. "Sei da dificuldade que os ciclistas tem para pedalar nesta cidade, por isso vamos discutir sobe essa possibilidade. A cidade precisa criar faixas para os ciclistas..para as pessoas que vao fazer da bicicleta um meio de transporte”, diz Fabrício.
No dia 22 de setembro, os que aderirem ao programa vão se encontrar pela manhã no Parque dos Bilhares e pedalar até o Centro Universitário Nilton Lins, onde um simpósio vai reunir motoristas, atletas, integrantes do governo do Amazonas e prefeitura de Manaus para discutirem políticas públicas. "É necessário que todos participem desse ato, pois discutir políticas sobre esse tema vai engrandecer toda população ao movimento",
O secretário disse ainda que no ato da reunião será assinado um termo de cooperação, no qual o Governo do Estado, Governo Federal e Prefeitura de Manaus para um plano diretor de ciclovias para a cidade.
 O Coordenador do Grupo Pedala Manaus, Ricardo Romero disse que a cidade precisa se adaptar para receber esse novo meio de transportes. "Precisamos do apoio do governo para que as nossas ruas seja adaptadas para os ciclistas, para as pessoas que irão fazer desse esporte sua rotina de trabalho, disse.
O militar Mauricio Gomes, 34 anos, disse que apóia ações como essa e está disposto a aderir a campanha. "Sou totalmente a favor de iniciativas como essas e gostaria que toda população pudesse realmente abraçar essa campanha que faz bem tanto para o homem como para o planeta", disse Mauricio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário