Selim
Há uma forma de selim para cada corpo. Não é o formato do selim que dá mais conforto, mas como ele acomoda os ísquios e a musculatura das nádegas.
Homens e mulheres têm ossatura de bacia e nádegas diferentes, portanto precisam selins específicos. Isto não descarta que um selim masculino não funcione bem para uma mulher ou vice versa.
Experimente vários selins diferentes antes de optar pelo seu. Não há uma fórmula para chegar ao formato correto do selim a não ser por tentativa. Não descarte experimentar qualquer selim, mesmo aquele que é fino e parece desconfortável. As aparências enganam.
Selins mais largos são mais apropriados para pequenos percursos e pouco tempo de pedal, mas são desconfortáveis para um pedalar mais agressivo e muito tempo sobre a bicicleta.
Formato do selim:
O tipo de uso e o tempo que o ciclista fica sentado no selim determinam o formato deste.
É importante que o desenho da parte de cima do selim dê apoio mais para os ísquios, o que evita problemas de pressão e conseqüente dormência na genitália.
É conveniente haver um sistema de amortecimento de impactos como espuma, gel, elastômeros, molas ou outros. Profissionais usam selim duro essencialmente porque estes são mais leves.
Tipo de selim e uso:
selim largo: uso urbano - distâncias curtas; pouco tempo sentado; ruas pavimentadas
selim muito largo: mulheres, gordos, bacia larga; distâncias curtas; pouco tempo sentado
selim médio: médias distâncias, mulheres, bacia larga
selim fino: condução esportiva
Amortecimento do selim:
espuma: amortecimento básico, apropriado para esporte porque mantém boa sensibilidade das reações da bicicleta e é leve
gel: bom para iniciantes; podem ser muito moles e gelatinosos o que rouba a sensibilidade das reações da bicicleta
molas: podem emprestar muito conforto, mas o ciclista fica meio solto no ar, sambando sobre o selim; é pesado
elastômeros: suavizam impactos sem roubar muito da sensibilidade; é bem mais leve que mola
estrutura deformante: oferece pequena diferença, mas ajuda bem; é leve
outros: há vários outros sistemas de absorção de choques, mas os bons costumam ser muito caros.
Mas, não se engane: não existe milagre!

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